Novembro chegou e com ele uma importante campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e à frente do intestino e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens e o segundo mais incidente no Brasil, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
As maiores vítimas são homens à partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Sintomas e Fatores de Risco
Na fase inicial, o câncer de próstata não causa sintomas, e quando alguns começam a aparecer, a doença já está em fase avançada o que dificulta a cura.
Os principais sintomas são:
- Dores ao urinar;
- Vontade de urinar com frequência;
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
- Dor óssea.
Os fatores de risco são:
- Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
- Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
- Obesidade.
Prevenção, Diagnóstico e Tratamento
O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata.
O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula, única forma de confirmar uma suspeita de câncer). A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).
O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. Para isso, é necessário o acompanhamento médico mesmo na ausência de sintomas! Homens à partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para uma avaliação individualizada.
Para previnir-se do Câncer de Próstata, pode-se adotar alguns hábitos como:
- Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
- Não fumar;
- Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol;
- Manter um peso saudável;
- Praticar regularmente atividades físicas.
O tratamento é individualizado, envolve cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia, a depender do estágio da doença. Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários e me siga nas redes sociais onde abordo outros temas com frequência.