Explante de Silicone

Publicado por drwilliamitikawa em

Explante de Silicone "Em Bloco" com Capsulectomia Total

De uns tempos para cá a procura pelo procedimento chamado “Explante de Silicone em Bloco com Capsulectomia Total​” tem aumentado consideravelmente, como também a busca por informações sobre os possíveis “males do silicone” após o recall internacional de implantes de uma grande empresa.

Tenho atendido muitas pacientes em meu consultório que desejam realizar a retirada de seus implantes mamários, ou seja , por variados motivos , desejam não ter mais os implantes dentro de si.

Muitas são as dúvidas e questionamentos sobre o assunto e os principais são:

•Como vai ficar meu resultado estético após o explante?

•Devo fazer mastopexia junto? Lipoenxertia?

•Será que se eu tirar as próteses meu peito vai ficar caído?

•Vou ficar com a mama que tinha anteriormente ao implante de silicone?

•É possível tirar a prótese e ainda amamentar ou vou perder minha glândula?

Tenho recebido esses e outros vários questionamentos a respeito do explante e após alguns casos que tenho feito, posso dizer que cada caso é passível de uma análise individual, porém afirmo que é possível sim, ter um resultado estético bom sem a necessidade de um par de próteses.

Procuro sempre analisar cada paciente individualmente até porque considero beleza algo extremamente relativo, subjetivo e temporal. O que era considerado belo pela paciente há 10 anos atrás não necessariamente é o mesmo que ela considera atualmente. É fundamental entender o conceito de beleza da paciente, suas expectativas com o Explante, sempre respeitando seu corpo, seu biotipo e sua história.

"Em Bloco" com Capsulectomia Total

É importante que a retirada das próteses seja acompanhada da retirada completa das cápsulas, seja “em bloco” ou não. O explante em bloco deve ser realizado quando possível, pois garante que as próteses sejam retiradas sem vazamentos.

Caso a prótese esteja em uma posição desfavorável ou muito aderida aos tecidos adjacentes, a retirada em bloco pode não ser possível,  porém a capsulectomia total é realizada. Esse procedimento é mais trabalhoso e requer experiência do cirurgião e até mesmo experiência com reconstrução mamária, para garantir também um resultado estético favorável. Dessa forma, o Explante de Silicone passa a ser uma alternativa a quem um dia quis implantes, mas por motivos pessoais não os deseja mais ou em casos de complicações como a Contratura Capsular.

Caso tenha alguma dúvida sobre Explante , ou até mesmo sugestão de assuntos para os próximos posts comente aqui ou me envie uma mensagem!!  Até mais!!


drwilliamitikawa

Médico Cirurgião Plástico em Curitiba -PR, especialista em Cirurgia Plástica Estética, Reparadora e Microcirurgia e Diretor Técnico do Hospital Erasto Gaertner, Hospital referência em oncologia.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »