Dentre as complicações ao uso de implantes, a mais comum é a Contratura Capsular. A contratura capsular consiste em um endurecimento, inflamação e contração da cápsula fibrosa que envolve a prótese. Pode levar a deformidades visuais, alterações na textura ao toque das mamas e, em alguns casos, dores locais. A contratura tem sido um dos principais motivos que levam minhas pacientes ao Explante de Silicone. Ao pensar no aumento mamário com próteses e antes de se decidir pelo procedimento, saiba quais os riscos e benefícios desta cirurgia.
Graus de Contratura
Podemos classificar a contratura por graus bem como para cada grau existe um procedimento ou tratamento indicado.
Nas contraturas grau 3 e 4 o tratamento geralmente é cirúrgico: seja a troca do implante, seja o Explante. Importante saber que a troca do implante não garante que uma nova contratura não possa ocorrer, uma vez que são diversos fatores envolvidos no desenvolvimento da contratura capsular.
É fundamental o acompanhamento periódico das mamas com próteses, através de consultas regulares com seu cirurgião plástico, exames de rotina como a mamografia e/ou ecografia, em determinados casos, até mesmo a realização de ressonância magnética das mamas.
Quando há o desejo do explante, precisa-se ponderar a respeito dos resultados possíveis a serem atingidos. Uma mama sem prótese tem um aspecto mais natural, com o colo menos marcado e mais macia ao toque.
É possível realizar uma cirurgia plástica mamária sem próteses e ter um bom resultado estético? A resposta é sim, porém durante a consulta com seu cirurgião plástico é importante definir as expectativas com relação ao procedimento. Ficou alguma dúvida a respeito de Contratura Capsular? Comente aqui e deixe sua pergunta!
Grande abraço!